Ads 468x60px

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Definindo o Termo "Tutoria" (Mentoring)

Quando as pessoas dizem que "nenhum homem é uma ilha", isso não significa apenas que nenhum homem ou mulher deva viver sozinho ou sozinha. Esta frase muito utilizada, também se refere ao fato de que homens e mulheres são criaturas que estão perpetuamente em aprendizado: é sempre algo que pode contribuir muito ter a ajuda de alguém que esteja disposto a nos guiar e apresentar alternativas durante a vida e nos ajudar a tomar decisões sábias. 


Além disso, como esses mesmos homens e mulheres que um dia receberam orientações também envelhecem, eles também têm a chance de serem guias para alguém que é mais jovem e menos experiente do que eles, porém, bem verdade, podemos perceber o quanto isso é relativo, uma vez que aprendemos tanto com as crianças e com a própria natureza e ao mesmo tempo, pecebemos exemplos a não serem seguidos de tantas pessoas, que pelo amadurecimento a nível cronológico, poderia nos inspirar um pouco mais. 



Claro que o contrário também ocorre, e vamos frisar neste artigo, justamente sobre esta necessidade das pessoas se sentirem conectadas, valorizadas e orientadas por alguém que esteja em excelentes níveis dentro do que elas estão interagindo, e naturalmente, isso é o que dá origem aos verdadeiros mentores.




Tutoria, ou Mentoring (processo de orientação), é realmente um vínculo crescente, reforçando o que ocorre entre um mentor, que é mais experiente, não necessariamente mais velho, mas que é certamente mais sábio, e seu protegido, um aprendiz ou alguém que é menos experiente e sábio, e que, portanto, precisa ser guiado pelo mentor



O conceito de orientação tem sido conhecido e seguido na história. Na verdade, foi a Odisséia de Homero que deu origem ao termo "tutoria" através de seu personagem chamado Mentor, que, apesar do fato dele ter sido apresentado como um homem velho e um pouco debilitado, é realmente usado por Atena, a deusa da sabedoria, para orientar o filho Telêmaco Odisseu em um momento difícil na vida do jovem.



O conceito de orientação também assume várias formas em diferentes culturas e períodos da história. Os hindus e os budistas têm o conceito de guru, onde um homem sábio serve como guia espiritual de alguém que está equivocado ou que precisa saber a verdade


No judaísmo e o conceito de discipulado faz história e é uma prática recorrente, como os clérigos por exemplo, ou pessoas profundamente espiritualizadas, guiam os seus respectivos rebanhos ou seguidores.



Por último, nas corporações medievais, um sistema econômico foi construído para que os aprendizes pudessem aprender com mestres de alianças e, assim, garantir a longevidade de seus respectivos ofícios.



Há muitos relacionamentos de mentores e protegidos famosos na história. Tomemos, por exemplo, o trio de Sócrates, Platão e Aristóteles, três grandes mentes da filosofia onde realmente esta visto que um tenha precedido ao outro. Ou seja, Sócrates foi o mentor de Platão, e Platão foi o mentor de Aristóteles. Aristóteles por sua vez, foi, o intitulado mentor de Alexandre, o Grande. As religiões cristãs devem uma boa parte da sua propagação para as palavras e pregações de Paulo (ou "São Paulo", para aqueles que acreditam na existência de santos no mundo em que vivemos). 


Na indústria da música, o rapper Dr. Dre é mentor de jovens rappers como Eminem e Snoop Dogg. 



Na indústria do cinema, o famoso ator britânico Sr. Laurence Olivier serviu como mentor para o multi-premiado ator Sr. Anthony Hopkins.





Mesmo a ficção tem sua própria quota de mentores e protegidos


Existem os cavaleiros de Jedi dos famosos
épicos renomados "Star Wars", onde Qui-Gon Jinn é mentor de Obi-Wan Kenobi, afinal de contas, como pudemos acompanhar quando o Qui-Gon Jinn morre, Obi-Wan Kenobi assume o império, enquanto isso Luke Skywalker, filho de AnakinSkywalker, é orientado por Yoda. A relação mestre-discípulo na série Star Wars é realmente semelhante com a relação de um mentor e um protegido, uma vez que todos os esforços são feitos para que os parceiros não enfrentem seus parceiros, e se comprometam a mantê-los sob sua supervisão em eventuais situações de risco.



Na área de empregos, há também programas de tutoria para ajudar os funcionários a fazer o seu melhor. Por exemplo, na orientação de novas contratações, novos empregados são contratados por pessoas experientes na empresa para que eles trabalhem melhor e se acostumarem com a cultura e ambiente da empresa


Na orientação para o alto desempenho, por outro lado, os funcionários já existentes que fazem suas promessas, são orientados por pessoas experientes que podem estar interessados ​​em vê-los progredindo para um crescimento relevante na hierarquia da empresa, e isso é algo bastante frenquente nas vendas e na publicidade, onde as equipes de vendas, motivacionais e que lideram outras pessoas, tem como missão orientá-los para melhorar seu desempenho e conquistar comissões cada vez mais significativas, a estas pessoas é conferida a tarefa de um Coach, que é um profissional capacitado para extrair o máximo do potencial de um profissional de acordo com a sua área de atuação, o mesmo se aplica ao personal trainer na área da saúde entre outros exemplos semelhantes que poderiamos considerar.




Estes são apenas alguns exemplos que estão relacionados a "tutoria". Há muitos programas de tutoria e de orientação disponíveis, e você pode descobrir mais sobre eles através da Internet. 


Gostou deste Artigo? 


Conheça também neste artigo 5 razões para contratar um mentor



Compartilhe nas Redes Sociais e Aumente a sua Credibilidade!



0 comentários:

Postar um comentário