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quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saiba Como Identificar Sinais de Interesse de Seus Clientes

Muitas vezes, quando iniciamos algumas abordagens, nos focamos no conteúdo que iremos transmitir e nos esquecemos de um item essencial para dar seguimento as próximas etapas da venda:

Observar o comportamento de nosso cliente potencial para definir como iremos apresentar as vantagens de nosso produto.

Entre alguns itens que podem nos ajudar a ter um feedback de como nossa proposta está sendo percebida, alguns dos principais são:


  1. Se o nosso cliente potencial se sente bem com a sua presença, como está seu nivel de relaxamento e atenção ao que você está transmitindo (se ele parece estar olhando atentamente, disperso, agitado, relaxado etc)
  2. Observe também se ele muda de expressão quando você cita as principais vantagens de seu produto
  3. Observe o que o seu cliente diz (ouça com atenção) e não apenas o que ele diz, mas como ele diz, se ele gesticula, se ele interage e como ele interage. 

Estes itens ajudarão a compreender sinais sutis que podem dar pistas de forma indireta sobre
o nível de interesse ou curiosidade de seu cliente potencial, aliás, este fator, curiosidade, em grande parte das vezes caracteriza algum interesse ou expectativa, afinal de contas, porque alguém iria perguntar sobre algo que não se interessa?

Mas é claro que este não é o único fator, pois até mesmo as reações do cliente, em parte pode ser um reflexo do seu próprio comportamento ao abordá-lo e itens como curiosidade, interesse ou expectativa são itens que podem ser estimulados uma vez que seu produto tenha realmente as características que irão solucionar os problemas de seu cliente e atender suas expectativas, mas é preciso marcar presença e ser expressivo, caso contrário, o vendedor só mexerá com o lado racional de seu cliente e não causará o impacto emocional necessário para que o cliente se sinta convencido em adquirir o seu produto.

Para identificar os sinais de comunicação de seus clientes, também  é recomendável o estudo de PNL (Programação Neuro Linguística). Seguem alguns links com estudos recomendados:

http://www.ressignificando.com/
http://www.youtube.com/user/Andrepercia
http://www.flaviacarvao.com/
http://www.fredgraef.com.br/
http://www.ihavethepower.net/


Outros artigos relacionados ao tema você encontra em: http://vendas-e-publicidade.blogspot.com.br


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